Este post faz parte da série de fotografias das Vanguardas Históricas.
Desta vez, falaremos das principais características do Dadaísmo, do Surrealismo e suas respectivas composições fotográficas.
O dadaísmo foi um movimento artístico iniciado durante a primeira guerra mundial, formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos. O nome dada foi escolhido para marcar o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem, para simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à guerra e aos padrões da arte estabelecida na época.
A seguir, o resultado obtido para a foto dadaísta:
Escova de dente
Câmera Nikon D70, f/5, 1/80s, ISO 1000. |
Esta foto deixa clara a intenção non-sense dos dadaístas: utilização de objetos industrializados, ou ready-made. O ready-made é manifestação radical da intenção de Marcel Duchamp de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito: escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artística (urinol de louça, pá, roda de bicicleta), e os eleva à categoria de obra de arte.
Agora, a apresentação de uma das vanguardas mais famosas no que diz respeito à composição da imagem: o surrealismo. Foi um movimento artístico e literário nascido no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne, também, artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo.
Abaixo, o resultado obtido para a composição surrealista:
Reflex(ã)o
Câmera Sony DSC-S930, f/4,3, 1/400s. |
Numa manhã chuvosa, no pátio do CAHL, foi observado uma poça d'água em uma forma peculiar e surgiu o ímpeto de fotografá-la sob um novo ângulo. A ideia do salto congelado surge com o propósito de trazer, em reflexo, a alegria e espontaneidade do motivo representado. O título remete à ideia de reflexo propriamente dito e também ao ato de refletir, no sentido de reflexão (pensamento). Eis o propósito surrealista na fotografia: a distorção da imagem, sob um novo ângulo e perspectivas já conhecidas acabam por direcionar o olhar para um novo mundo que se apresenta, remetendo a uma realidade que só existiria no campo dos sonhos, do inconsciente.
Encerra-se aqui mais um exercício interessante de composição fotográfica com base nas Vanguardas Históricas.
Até "a próxima"!
Encerra-se aqui mais um exercício interessante de composição fotográfica com base nas Vanguardas Históricas.
Até "a próxima"!
Tudo certo !
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