Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exercício VII - Vanguardas Históricas: Fauvismo e Abstracionismo

Olá, pessoal!
As fotos a seguir são parte da série de Vanguardas Históricas. Dessa vez, Fauvismo e Abstracionismo.
Antes, veremos as principais características dos movimentos.


O fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas e o estudo das cores. Os seus temas eram leves, e não tinham intenção crítica, revelando apenas emoções e alegria de viver.

A seguir, o resultado obtido para a fotografia fauvista:

Sintonia em cores

Câmera Nikon D70, f/4.5, 1/50s, ISO 500.

Utilizando tintas para pintura facial, e embalados pelo processo de criação fauvista, encontramos no recurso da pintura no corpo a chave para a composição que remente a tal vanguarda. Desta forma, com o uso de cores primárias aleatoriamente dispostas, pudemos ressaltar bem o espírito fauvista o qual se baseia no princípio,  não da imagem colorida por si só,  e sim da libertação da cor-local e,  em sentido conotativo,  ressaltar a sintonia do casal representado.


Uma outra vanguarda interessante que também merece destaque é o abstracionismo: faz referência às formas de arte não regidas pela figuração e  pela imitação do mundo.  A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. 

Eis o resultado para a fotografia abstrata:


Superfície 

Câmera Sony, f/4.3, 1/160s, ISO 100.

Ao reproduzir uma imagem de cunho abstracionista, observando as formas distintas nas ruas de Cachoeira, este detalhe,  em si, chamou a atenção. A imagem pretende isolar um elemento da urbanização que se deteriora constantemente. É o recorte de um pedaço de calçada de uma rua histórica, banhada em tinta amarela em linhas ascendentes e uma notável degradação do concreto. No canto inferior direito, uma minúscula planta verde. Representa, portanto, uma das muitas superfícies  do cenário urbano.

Então, estas foram as composições para estas vanguardas tão peculiares.
Até "as próximas"!

Um comentário:

  1. Não estamos gostando disso, tudo muito certinho, muito explicadinho de mais. Brincadeira, não há como contestar o trabalho de vcs. Não vamos ficar dando parabéns em todas as postagem.

    ResponderExcluir