Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Exercício V – Composição Fotográfica


Olá, amigos!
No exercício de hoje vamos mostrar como o posicionamento da câmera e do fotógrafo influenciam no significado da imagem.
Tivemos uma aula muito legal e cheia de imagens inspiradoras antes de tirar as fotos, mas a “pró” exigiu que fizéssemos apenas enquadramentos fechados. Foi bem complicado, mas...

DESAFIO ACEITO!

As imagens foram feitas com uma câmera NIKON D70, sem uso do flash, apenas controlando a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, numa tarde chuvosa durante a greve dos professores, pelas ruas de Cachoeira, no Banco e no Supermercado.


Imagem 01 - Regra dos Terços 

Essa regra é utilizada quando há muitos elementos na foto e todos precisam ser apreciados. No caso dessa imagem feita em Primeiro Plano (PP), Kelvin foi posicionado a esquerda no alto da ladeira próxima a Igreja N. Sra. da Conceição do Monte, assim podemos admirar a paisagem ao fundo. 


Imagem 02 - Centralizada

Nessa imagem em Close Up, Jamile e o creme dental foram centralizados, recebendo destaque na imagem. A marca Close Up foi utilizada de propósito para enfatizar o enquadramento da foto. ;-)


 Imagem 03 - Plongé

O termo francês “Plongée” significa mergulhar. Levando ao pé da letra, lembramos que o mergulhador tem uma vista de cima para baixo. Na fotografia chamamos de “plongê” o ângulo onde a câmera observa de cima para baixo, dando a impressão de inferioridade e diminuição do objeto fotografado. Na foto acima em Primeiro Plano (PP), Kelvin estava abaixado e Jamile fotografou do alto da escada do Banco. Lembrando o exercício de conotação, a imagem passa a impressão de que ele está com medo. A imagem abaixo mostra o motivo... =D



  Imagem 04 - Contra-Plongé 

 Contra-Plongé é o contrário do plongé, ou seja, o objeto é fotografado de baixo para cima, engrandecendo ele e gerando uma sensação de grandiosidade e superioridade. A imagem em Primeiro Plano (PP) é conotativa a reclamação e como foi citado na foto anterior, Jamile está brigando com Kelvin, rs! =)


   Imagem 05 - "Saindo da Foto" 

Neste enquadramento, a posição da pessoa fotografada define seu comportamento perante a foto. No exemplo, a imagem em Primeiro Plano (PP) foi feita em Contra-Plongé e Jamile está direcionada para o canto esquerdo, fugindo dos limites da foto e dando a sensação de estar saindo da imagem. 


E isso é tudo, pessoal!

P.S. O agradecimento dessa vez vai para Caik Yoshihiro que nos ajudou como assistente. Valeu, Sashimiro! =D

2 comentários:

  1. Adorei as composições, e é claro, as explicações. Super didático e vencendo os desafios. A foto saindo, se não fossem os fios, estaria com estética irreprovável. Eu não recebi o email de aviso que estava pronto, por isso demorei a vir aqui, rs.

    ResponderExcluir
  2. Desafios... São muitos ! Mas como sempre a dupla surpreende. Tudo muito bem explicado, ótimas composições.

    ResponderExcluir